A selecção nacional portuguesa de Sub-20 Femininos não conseguiu levar de vencida a congénere da Suíça, no jogo-treino ontem realizado em Rio Maior, onde as duas equipas estão a estagiar, preparando-se para o Europeu.
A vitória acabou por sorrir à selecção helvética, após 2 prolongamentos, por 69-62. As comandadas de Eugénio Rodrigues entraram mal no jogo, falhando muitos lançamentos abertos e, apesar de terem conquistado vários ressaltos ofensivos o que deu mais posses de bola ao seleccionado luso, a fraca eficácia foi bem aproveitada pelas forasteiras que saltaram para o comando, terminando o 1º período na frente.
No 2º quarto Portugal reagiu como lhe competia e pese a vontade demonstrada para alterar o rumo dos acontecimentos, não conseguiu a reviravolta indo para o intervalo a perder por 2 pontos.
No reatamento as coisas melhoraram ligeiramente e as nossas representantes conseguiram passar para a frente no final do 3º período (36-34).
No derradeiro quarto a capacidade de luta da equipa da Suiça permitiu-lhe empatar a partida a 4 segundos da buzina, forçando o prolongamento. Nestes primeiros cinco minutos extra, as jogadoras helvéticas voltaram à liderança do marcador e quando tudo indicava que as coisas estavam resolvidas para as forasteiras, Portugal num último assomo de energia levou o jogo para 2º prolongamento. No 2º parcial de 5 minutos, a Suiça manteve a mesma determinação e alardeando maior eficácia, ganhou com alguma naturalidade.
Nas vencedoras Valérie Dorestant (18 pontos e 6 faltas provocadas) creditou-se da melhor prestação.
Na selecção portuguesa as melhores foram Daniela Domingues (8 pontos) e Inês Pinto (8 pontos e 5 roubos).
A vitória helvética acabou por ser justificada pela maior eficácia nos lançamentos de campo (25%-36%).
Na notícia publicada ontem demos uma informação incorrecta, de que pedimos desculpa aos nossos leitores. No grupo final das 12 jogadoras convocadas para o Campeonato da Europa; Divisão A e que estão em Rio Maior, a extremo/poste Maria João Andrade (Olivais FC) é uma escolhidas para o jogo interior, tarefa que se antevê complicada para o plantel às ordens de Eugénio Rodrigues. Por lapso nosso, foi indicada Sara Dias (AD Vagos) como fazendo parte das 12, quando afinal a base/extremo aveirense já tinha sido dispensada.
Hoje principia o Torneio Internacional de Rio Maior, um triangular com a presença das selecções de Sub-20 Femininos de Portugal, Suiça e Grã-Bretanha. Esta noite jogam a partir das 20H30, Portugal e Suiça. Espera-se que a eficácia lusa aumente para que o resultado acabe favorável às nossas cores.