O conjunto de resultados das seleções nacionais femininas no verão de 2013 foi muito bom e o destaque maior vai sem dúvida para
a melhor classificação de sempre do basquetebol Feminino Nacional - 9º lugar europeu da Seleção Nacional sub-18!
Subir à Divisão A é muito positivo, mas assegurar a presença nos anos seguintes como a seleção de sub-18 conseguiu este verão, é sem dúvida consolidação de trabalho e confirmação do trabalho realizado.
A Mariyana Kostourkova, todo o staff e sobretudo as Atletas estão de parabéns!
É um feito enorme para esta geração de atletas e respetivos técnicos, que tiveram um comportamento brilhante com 6 vitórias em 9 jogos (!), mas é também um reconhecimento muito grande do trabalho que se tem (bem)realizado no sector feminino em Portugal, nos Clubes e Centros de Treino da federação, com condições difíceis e poucos apoios, mas com muita dedicação e qualidade técnica.
Mas o mais interessante é a perspetiva que esta geração apresenta, que permite sonhar com uma boa seleção sénior dentro de alguns anos. É fundamental garantir as oportunidades e condições de trabalho adequado a quem o justifica e nunca ninguém justificou tanto como estas gerações.
Esperemos que as equipas femininas tenham ganho um lugar prioritário nos investimentos a serem realizados, pois só assim podemos permitir que os sonhos se realizem.
José Leite
Treinador de Quinta dos Lombos