Depois do brilhante ano de 2007, quer a nível de actividades internacionais na região de Lisboa, quer a nível de resultados, nacionais para os clubes da ABL, o ano de 2008 foi um ano bastante morno. Uma vez mais coube à cidade da
Amadora assegurar a realização de jogos das selecções nacionais realizados no distrito de Lisboa.
Nesse ano participaram no Torneio Internacional da Amadora as seguintes selecções:
Sub 18 Masculinos
Treinados por Álvaro Amiel tendo como adjunto Júlio Silva foram convocados para a selecção nacional os seguintes jogadores pertencendo aos clubes da ABL:o Diogo Correia e André Clérigo do Benfica e o Gil Cruz do Queluz.
Para além destes a selecção era formada pelos seguintes jogadores: Filipe Pinheiro (Barreirense); João Torrié (Vasco da Gama); José Barbosa(Oliveirense);Marco Rosa (Gin.Figueirense); Pedro Catarino (FCP); Eugénio Silva(Barreirense); Miguel Queiroz (Barreirense); André Pereira (FCP) e Tiago Raimundo (Barreirense)
Sub 16 Femininos
Treinadas por Ricardo Vasconcelos foram convocadas para participarem no Torneio as seguintes jogadoras de clubes da ABL: Joana Ramos do Benfica, Filipa Bernardeco da ADESintra, Marta Fernandes do Algés e Florence Glenn da Q.Lombos.
Para além destas foram seleccionadas para participar no Torneio as seguintes praticantes: Daniela Domingues (CDPóvoa); Vitória Pacheco (CAB); Luzia Lampreia (ESSA); Filipa; Inês Faustino (Esgueira); Sara Oliveira (CDPóvoa); Ana Filipa Moreira(CAB); Adriana Batista (PTCoimbra); Maria João Andrade (Olivais).
Sub 15 Femininos
Treinadas por Ana Catarina Neves foram seleccionadas para participarem no Torneio as seguintes jogadoras de clubes da ABL: Paula Couto do Benfica e Helga Gonçalves do CIBA.
Para além destas foram convocadas para participar no Torneio as seguinte praticantes: Melissa Pereira(Coimbrões); Catarina Neves(CBAlbufeira); Catarina Vieira(GRIB); Ana Catarina Lopes(CDPóvoa); Inês Pinto (Coimbrões); Jessica Almeida(Olivais); Sara Dias (Esgueira); Ivana Wildner (São Luis) e Joana Jesus(Coimbrões).
Em Carcavelos no pavilhão da Quinta dos Lombos também se realizaram nesse ano jogos de preparação das selecções nacionais femininas de Sub-20 e Sub-18 com a selecção de Sub-20 da Holanda.
Os resultados desses jogos foram os seguintes:
- Portugal Sub 18 41 x 63 Holanda
- Portugal Sub 20 59 x 65 Holanda
Pela selecção de Sub-18 treinada pela Mariyana Kostourkova tendo como adjunta a Paula Shirley alinharam as seguintes jogadoras: Michelle Brandão (EDLLimiana); Joana Pinto (Ovarense); Maria João Correia (CAB); Sofia C.Silva (Académica de Coimbra); Marcy Gonçalves (CAB); Ana Antunes (Pombal); Aicha Anne (Ovarense); Francisca Braga (Académico do Porto); Telma Fernandes (BC Lis); Carolina Escórcio (CAB); Luiana Livulo (ESSA) e Joana Bernardeco (ADESintra) a única representante da ABL nesta selecção.
Pela selecção Sub-20 treinada por Eugénio Rodrigues e José Araújo alinharam as seguintes jogadoras Ana Catarina Rodrigues (Santarém Basket); Larisse Lima (ESSA); Nádia Tavares (CAB); Cátia Lírio (Desp.Póvoa); Sara Djassi (ESSA); Catarina Caldeira (CAB); Solange Neves (U. Madeira); Luiana Livulo (ESSA); Márcia Costa (Montijo Basket); e três praticantes pertencendo a clubes da ABL novamente a Joana Bernardeco, e a Rosinha Rosário (Esc.Amadora) e a Barbara Pedro (Algés).
Neste ano escassos foram novamente o títulos nacionais alcançados pelos clubes da ABL. No sector feminino, para além de continuar uma longa travessia sem o título da principal feminina ser alcançado por uma equipa lisboeta, a ABL ficava em branco em termos de competições femininas nacionais. No sector masculino o Física de Torres Vedras vencia o campeonato da Proliga e na última vez que o Barreirense esteve à beira de conquistar os três títulos da formação, pois venceu os nacionais de Sub-16 e Sub-18 coube uma vez mais ao Benfica impedir esse desígnio vencendo o campeonato nacional de Sub-20. Estas foram as únicas provas nacionais conquistadas pelos clubes da ABL.