O presidente norte-americano, Barack Obama homenageou o antigo jogador de basquetebol Dikembe Mutombo por todo o trabalho desenvolvido em prol da melhoria da qualidade de vida no Congo, o seu país natal.
Mutombo que passou por inúmeras dificuldades enquanto jovem no seu país de origem, e apesar de se ter tornado um jogador de referência no mundo do basquetebol, nunca esqueceu o seu passado. Depois de pendurar as botas, o poste congolês poderia perfeitamente viver às custas dos rendimentos, no entanto, a sua postura humanitária e diplomática levaram-no a desenvolver inúmeras acções de apoio no seu país de origem, nomeadamente nas áreas da educação, com a criação de escolas ou na saúde, com a abertura de um hospital em Kinshasa, por onde já passaram mais de 25.000 doentes.
Durante as celebrações do dia de Martin Luther King Jr., celebrado na passada segunda-feira, o presidente Obama, um ferveroso adepto de basquetebol, ao entregar o prémio "Coach John Thompson Jr. Legacy of a Dream Award", não deixou de enaltecer todos os esforços desenvolvidos por Mutombo, tendo em vista o apoio e desenvolvimento do seu país natal, que estão em consonância com o legado de Martin Luther King.
Enquanto isso, o agraciado Mutombo recebeu a distinção com muito orgulho, aproveitando, uma vez mais, para transmitir a sua mensagem: "Nunca sabemos em que direcção é que a vida nos leva... ou qual é o caminho que vamos seguir, mas sabemos que as hipóteses de termos sucesso serão certamente maiores se tivermos possibilidades de ter uma educação"