Em Sintra, a equipa local recebeu e venceu o C.P.N. (49-26), consolidando assim a 2ª posição e mantendo a perseguição ao líder Montijo.
A 1ª parte foi pautada pelo equilíbrio (18-16), com as visitantes a criarem dificuldades na movimentação ofensiva das locais, que foram conseguindo amealhar pontos, fundamentalmente, através da linha de lance-livre (dos 18 pontos, 8 foram obtidos da linha de lance-livre). No 3º período a equipa de Sintra foi mais eficaz nos seus lançamentos e conseguiu distanciar-se para 36-22. No 4º período a tendência de jogo manteve-se e a E.M.A. Meneres geriu o resultado até final (49-26).
A Ovarense recebeu o Calvão, num jogo, em que o vencedor assumia o 3º lugar da prova. O Calvão foi mais consistente, ao longo de toda a partida, e segurou a 3ª posição, ao passo que a Ovarense continua no 4º posto, com o 5º classificado (Marítimo) bem próximo, a apenas 1 triunfo de distância. O jogo foi sempre muito disputado, com supremacia dos ataques, comparativamente à defesa, bem atestado pelo elevado número de triplos convertidos (12 pela Ovarense e 7 pelo Calvão). O Calvão entrou melhor e no final do 1º período registava-se 20-24. O 2º e 3º períodos foram equilibrados, com o Calvão a vencer ambos por 2 pontos apenas (13-15 e 12-14). A Ovarense revelava algumas dificuldades em contrariar a maior estatura das visitantes, mas, no 4º período, com o resultado em 45-53, aumentou a pressão defensiva, que valeu alguns roubos de bola e rápidos contra-ataques, conseguindo encurtar a desvantagem para 4 pontos. Quando poderia estar em aberto a reviravolta no marcador, o Calvão foi mais consistente e segurou o triunfo por 63-68. Com este resultado, o Calvão ficou mais confortável no 3º lugar, ao passo que a Ovarense vai discutir o 4º lugar, até final, com o Marítimo.
O Marítimo recebeu e venceu o Quarteira por 76-48 e mantém-se no 5º lugar, com apenas mais 1 derrota que a Ovarense (4ª classificada). Prevê-se uma disputa acesa pelo 4º lugar da classificação entre ambas as equipas, de modo a garantir vantagem no factor casa nos jogos do Play-off. O Quarteira, que ainda não conseguiu triunfar nesta época de estreia na 1ª divisão, continua o seu caminho de evolução e mantém ainda a esperança de fugir ao último e único lugar que implica a despromoção à 2ª Divisão. Com 3 jornadas para disputar, o Quarteira ainda tem uma réstia de esperança em alcançar o Santarém, que ocupa a penúltima posição com 2 triunfos.
O Montijo na recepção ao Coimbrões, impôs a sua superioridade e venceu confortavelmente por 78-35. Com uma defesa agressiva a todo o campo, o Montijo colocou muitas dificuldades às visitantes e geriu sempre o jogo. O Montijo mantém, assim, o 1º lugar com menos 1 derrota que o 2º classificado (E.M.A. Meneres).
O Lousada recebeu e venceu o Santarém por 73-36, mantendo-se na luta pelo Play-off. O jogo começou de forma atípica, com o Lousada a demonstrar algum nervosismo e a não conseguir traduzir em pontos a boa exibição defensiva. Após ultrapassados os momentos iniciais, as locais arrancaram para um excelente 1º período (23-2). No 2º período o Lousada continuou a defender com intensidade e no ataque manteve a boa eficácia (ao intervalo 41-13). Após o descanso, o Lousada abrandou o ritmo ofensivo, mas defensivamente continuou a boa prestação (parcial do 3º período 11-4 e resultado de 52-17). No 4º período, o Lousada geriu o resultado até final, registando-se um parcial de 21-19.
Na Gafanha, realizou-se um jogo fundamental nas contas para o acesso ao Play-off, entre Gafanha e Estoril. As visitantes venceram e, neste momento, encontram-se em lugar de Play-off, por outro lado o Gafanha está em situação bem mais complicada de apuramento, mas ainda com possibilidade matemática de qualificação, dependente dos resultados dos adversários directos nas últimas 3 jornadas. O Estoril teve uma Ana Alves inspirada (39 pontos), que deu uma grande ajuda para o triunfo. O Gafanha ainda chegou ao final do 3º período em vantagem, mas a maior experiência, serenidade e eficácia do Estoril, nos 10 minutos finais, valeu um importante triunfo.
Resultados da 19ª Jornada
Esc.M.Alberta Menéres 49-26 CPN
C.S.M. / C.S.CAB 76-48 QuarteiraTubarões
Lousada A.C. 73-36 Santarém Basket
MONTIJOBANDABASKET 78-35 S.C. Coimbrões
Ovarense/HELLO KITTY 63-68 ColCalvao/MarisCªNova
Gafanha Esporgel 64-73 Estoril Basket
Próxima jornada
Esc.M.Alberta Menéres - C.S.M. / C.S.CAB
S.C. Coimbrões - QuarteiraTubarões
Estoril Basket - MONTIJOBANDABASKET
Santarém Basket - Gafanha Esporgel
ColCalvao/MarisCªNova - Lousada A.C.
CPN - Ovarense/HELLO KITTY