1x1 Campo inteiro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LPB LPB: Noticias 1x1 Campo inteiro

1x1 Campo inteiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

1x1 Campo InternoEsta semana, o Treinador levou a melhor sobre o Jogador pela primeira vez.

Apesar da previsão em relação ao jogo da semana ter sido favorável a Daniel Monteiro com a vitória do Benfica sobre o Porto, Vasco conseguiu 4 pontos contra 3 do Daniel. A vantagem global continua com o Daniel Monteiro que já tem 17 pontos. Mais um que Vasco Curado.

Neste fim-de-semana há jornada dupla para todas as equipas, o que pode levar a algumas mudanças na classificação.

O jogo da semana é o Barreirense-Ovarense. Dois clubes históricos da modalidade lutam pelo 3º lugar na classificação. Esperemos que presenciado por muito público no Barreiro. Temos previsões para todos os jogos, mas primeiro vamos a contas…

Resultados da 9ª jornada

9ª JORNADA
TREINADOR
JOGADOR
Jogo da semana
 
Benfica
vs
FC Porto
PORTO + 4 pontos
1 Ponto
 Acerto em Greg Stempin como MVP (empatado com João Gomes)
BENFICA +7 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
 
Sampaense
vs
Barreirense
BARREIRENSE + 3 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
SAMPAENSE +8 pontos
0 Pontos
Ginásio
Vs
CAB Madeira
CAB MADEIRA + 28 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
CAB MADEIRA + 25 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
Vitória Guimarães
vs
Ovarense
OVARENSE +14 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
OVARENSE +11 pontos
1 Ponto
Acerto no vencedor
TOTAL SEMANA
4 PONTOS
3 PONTOS
TOTAL CAMPEONATO
16 PONTOS
17 PONTOS

Opinião

Espaço do treinador: O que descobrimos após o clássico?

Um bom jogo com bastante público e que nos permitiu retirar algumas conclusões sobre as duas equipas mais que favoritas à conquista do título. Vamos a elas:

  • O plantel do Benfica é mais talentoso e tem mais profundidade que o do Porto. De facto, quando nos damos ao luxo de utilizar jogadores da qualidade de Sérgio Ramos e de Miguel Minhava apenas durante 12 minutos e mesmo assim vencer o campeão nacional, é sinal que temos um grande plantel.
  • Os dois norte-americanos do Porto (Reginald Jr. e Robert Johnson) não têm sido a mais valia que a equipa precisa. É necessária mais produção da parte dos dois, sobretudo do base. Nos últimos quatro jogos marcou 6, 4, 7 e 5 pontos respectivamente.
  • Os jovens do Porto têm minutos de qualidade para evoluir. Enquanto no Benfica a aposta é na segurança dos veteranos. Há que dar o devido valor à coragem (que não é de agora) de Moncho Lopez ao colocar João Soares, Diogo Correia e Miguel Cardoso na rotação “normal” da equipa e a jogarem minutos quando o resultado está em aberto. O último jogou mesmo algum tempo nos últimos minutos do jogo quando tudo estava ainda em aberto. Uma acção positiva (assistência) e uma negativa (falhou 2 lances-livres). Da parte do Benfica, Carlos Ferreirinho e António Monteiro não foram utilizados e não têm tido muitos minutos esta temporada.
  • Theodore Scott foi decisivo na parte final do jogo e parece ter substituído Ben Reed como o jogador a quem a equipa “dá a bola” nas alturas decisivas dos jogos. É um jogador muito forte nas acções de 1X1, mas que neste jogo teve baixas percentagens de lançamento. Compensou com 6 assistências. Defensivamente, não coloca muita pressão nos bases adversários o que poderia ter sido melhor aproveitado pelo Porto.
  • Factor casa conta mesmo. Depois de ter vencido na Luz para a fase regular da época passada, não mais o Porto conseguiu vencer o Benfica no pavilhão Império Bonança. Na final do playoff da época passada, nunca conseguiram vencer fora apesar de várias vitórias folgadas em casa. Do lado do Benfica, o historial é ainda pior quanto a vitórias no Dragão Caixa. Nunca venceu desde a inauguração. Vitórias apenas em casa e em campo neutro. Sabendo destes dados, é de grande importância conseguir o primeiro lugar na fase regular e vantagem “casa” em todas as eliminatórias do playoff.

Espaço do jogador: Qual a diferença quando jogamos e assistimos?

Por razoes clínicas tenho assistido a muitos mais jogos sentado na bancada que o habitual este ano e isto fez-me pensar:
Qual a diferença quando jogamos e assistimos?

Da bancada tudo parece mais óbvio! O tempo de passe, o lançamento forçado, a rotação defensiva e até mesmo o lance livre falhado… Nada parece difícil quando estamos a observar da bancada, pois estamos sentados confortavelmente a olhar para o jogo como um todo. Facilmente se observam os pontos fortes e fracos de cada equipa e atleta, e normalmente dizemos que se deveria fazer assim ou assado para ganhar e jogar melhor.

Bem, quando estamos a jogar o tempo de decisão é muito menor, temos que decidir numa fracção de segundos quais as acções que realizamos. O que normalmente acontece é que as decisões são realizadas por instinto e talvez por isso por vezes fazemos os erros mais incríveis. Outro factor que muitas vezes não é levado em conta é a oposição que existe à acção que queremos efectuar (lançamento, passe, ressalto, etc).

Uma técnica que é usada (pelos poucos que conseguem) é a previsão e a antecipação, ou leitura de jogo, ao que vai acontecer, assim como ter um recurso de acções que, caso a acção inicial seja negada, a solução para se ter sucesso na acção é adaptada aos contingentes que rodeiam. Um exemplo concreto disto que estou a dizer é observado no João Santos do FC Porto.  A saída dos bloqueios para vir lançar do exterior é fenomenal e muito difícil de defender. Ele tem diferentes opções para o que a defesa apresenta e raramente não conquista uma boa posição de lançamento.

Falando a escala europeia não há nada como observar o Diamantidis do Panatinaikos, Marcelinho Huertas do Barcelona e o Teodosic do Cska Moscovo! A capacidade e tempo de reacção ao que o jogo lhes apresenta é realmente algo de fenomenal. A capacidade que estes jogadores têm de ler as dinâmicas do jogo é algo que eu gostaria de ter prestado atenção quando estava ainda em processo de formação. No entanto o meu favorito de observar é Juan Carlos Navarro do Barcelona. Ele toma 99% de decisões correctas nas acções que realiza. É o jogador na Europa mais dominador do jogo.

Mas por muito que goste de ver jogos da bancada… Não há nada como estar lá dentro a tomar boas decisões e a cometer erros.

Treinador vs Jogador

10ª JORNADA
TREINADOR
JOGADOR
Jogo da semana
Barreirense
vs
Ovarense
OVARENSE + 5 pontos
O Barreirense é a surpresa da temporada e vem de 7 vitórias consecutivas. Joga um basquetebol bastante intenso na defesa e utiliza muito os jogadores portugueses da sua formação dando-lhes minutos de qualidade e responsabilidade.
Observando os dados estatísticos, verificamos que a Ovarense apresenta melhores números nos dados estatísticos mais relevantes (% de lançamento, Assistências, Ressaltos e Turnovers). O dado que mais salta à vista é a média de assistências que é de 16,8 para os de Ovar e de apenas 10,7 para o Barreirense. Os vareiros denotam um jogo ofensivo mais colectivo e melhor capacidade de execução dos seus jogadores.
Por isso, dou ligeira vantagem à Ovarense.
MVP: Austen Powers com 22 pontos e 9 ressaltos
BARREIRENSE +7 pontos
Jogar no Barreiro nunca é fácil. Então contra um super Barreirense com 7 vitórias seguidas mais difícil é. O Barreirense este ano apresenta uma versatilidade muito interessante, não tendo, como no ano anterior, um ou dois jogadores preferenciais para lançar ao cesto, mas sim um cartel de opções ofensivas simples que tornam o seu jogo muito menos previsível. É uma equipa que quando joga em casa se torna muito emocional. Por vezes pode ser mau, mas neste jogo vai ajudar na vitória.
A Ovarense é das equipas mais colectivas e melhor organizadas da nossa liga. No entanto para a pressão defensiva campo inteiro que a juventude do Barreiro utiliza, acho que vão sentir maiores dificuldades. A Ovarense também sofre um pouco quando precisa de ir muito ao banco. Neste jogo a rotação do banco vai ser factor determinante.
 
Jogo equilibrado mas Barreirense ganha nos últimos 3 minutos.
MVT: 5 jogadores do Barreirense acabam com 10 pontos
 
CAB Madeira
vs
FC Porto
PORTO + 8 pontos
Carlos Andrade 22 pontos e 8 ressaltos
PORTO +14 pontos
 
Ginásio
vs
Barcelos
BARCELOS + 18 pontos 
Sergi Coll 20 pontos e 9 ressaltos
BARCELOS + 8 pontos
Tiago Barreiro 12 pontos
Terceira Basket
vs
Benfica
BENFICA + 18 pontos
Durrel Nevels 22pontos e 9 ressaltos
BENFICA +32 pontos
1 Ponto
Sampaense
vs
Académica
ACADÉMICA + 7 pontos
Dillion Sneed 20 pontos e 12 ressaltos
SAMPAENSE +2 pontos
João Reveles 12 pontos e 6 assistências
Lusitânia
vs
Vitória Guimarães
LUSITÂNIA + 4 pontos
Marcel Momplaisir 12 ressaltos e 4 desarmes de lançamento
LUSITÂNIA +8 pontos
Augusto Sobrinho 18 pontos 4 assistências
11ª JORNADA
TREINADOR
JOGADOR
Terceira Basket
vs
Vitória Guimarães
GUIMARÃES +12 pontos
Cláudio Fonseca 14 pontos e 14 ressaltos
GUIMARÃES +22 pontos
Julian Blanks 22 pontos e 4 assistências
Lusitânia
vs
Benfica
BENFICA + 16 pontos
Ted Scott 24 pontos e 5 assistências
LUSITÂNIA +4 pontos
Surpresa da jornada
Ricky Franklin 20 pontos
Ginásio
vs
Académica
ACADÉMICA + 24 pontos
Fernando Sousa 22 pontos com 3 triplos convertidos
ACADÉMICA +26 pontos
Miguel Barroca 15 pontos
Sampaense
vs
Barcelos
BARCELOS + 6 pontos
Brian Addison 28 pontos e 6 ressaltos
SAMPAENSE +2
Jorge Sing 10 assistências
CAB Madeira
vs
Ovarense
CAB MADEIRA + 7 pontos
Nuno Manarte 12 pontos e 8 assistências
CAB MADEIRA +12 pontos
Austin Kenon 18 pontos e 4 assistências
Barreirense
vs
FC Porto
PORTO + 12 pontos
Greg Stempin 26 pontos e 8 ressaltos
PORTO +20 pontos
João Santos 5 triplos convertidos

Obrigado e deixem os vossos comentários sff

Abraços

Vasco Curado (@vcurado) e Daniel Monteiro (@DanielMonteiro4)

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária