Falar de jamboree é falar de valores, falar de jamboree é falar de união. Já mencionámos que, o que une os treinadores e monitores, é o gosto pela modalidade e o prazer e ensinar os mais jovens.
E o que é que une os jovens participantes vindos de todos os cantos do país?
O que os une, é por um lado a proximidade das suas idades entre os 10 e 12 anos, e por outro lado é a alegria de poderem jogar minibásquete e fazer amigos. Em inquéritos realizados ao longo dos anos, são sempre estas duas respostas, que aparecem em maior número, com mais evidência e maior frequência.
Estas são necessidades dos participantes minis, às quais o jamboree dá uma resposta cabal. No entanto também queremos, que para além disso, os minis saiam do evento satisfeitos porque sentiram que aprenderam mais da sua modalidade preferida e melhoraram a sua capacidade de jogar.
Sabemos por experiência própria, que por um conjunto de razões trabalhamos com grupos heterogéneo, nada é linear, no entanto nunca tal facto foi impeditivo do trabalho a realizar. O Sérgio Rosmaninho, já definiu o programa do trabalho a levar a cabo no minibásquete, que é naturalmente sempre o prato forte de todos os jamborees. As sessões de minibásquete terão o seguinte programa:
- Domingo à tarde - Jogo de integração e apresentação;
- Segunda de manhã - Finalização do diagnóstivo: Jogo 4 x 4;
- Segunda à tarde - Coordenação, manejo de bola e drible: Jogo 4 x 4;
- Terça manhã - Trabalho de pés, tripla ameaça: Jogo 4 x 4;
- Terça à tarde - Finalização em vantagem numérica: Jogo 4 x 4;
- Quarta de manhã - Destreza, situações de 1 x 1 e 2 x 2: Jogo 4 x 4;
- Quinta de manhã - Técnicas fundamentais com a mão não dominante: Jogo 4 x 4;
- Quinta à tarde - Movimentos sem bola, procura de espaços: Jogo 4 x 4;
- Sexta de manhã - Torneio do jamboree.
Comentários
Já estive presente num e AMEI a experiência foram dias muito produtivos para todos os atletas e para mim como monitor. Convicto que este envento vai melhorar este distrito não só em termos de nivél de Minibasquete mas o Basket neste distrito.
Venham rápido!
Quem ainda pensa que ir a um Jamboree é simplesmente brincar, engana-se!
Há muito trabalho, muitas ferramentas individuais são fornecidas. Este evento prova que há "Collel" em Portugal. O Minibasquete pretende transmitir "comportamentos" mas também ferramentas. O que estamos à espera para dar mais alimento à base, meus amigos!
Desejo que este Jamboree seja bem sucedido e gratificante quer para as crianças, quer para os adultos que a elas se dedicam de alma e coração
Felicidades.
Vai ser uma semana fantástica. Todos vamos ganhar.
Abraços a quem dedica o seu tempo a esta tarefa.