Adormecer não foi fácil, porque à novidade desta experiência, junta-se a natural excitação e o estranhar da cama, mas antes das 08.00 da manhã já todos estavam prontos
para irem tomar o pequeno-almoço e rumarem ao pavilhão para uma manhã intensa de minibásquete. Cabe aqui sossegarmos os pais. Tudo está a correr bem. A Engª. Helena Chéu, Presidente do Campus Académico do Nordeste tem sido incansável, no tão importante apoio de retaguarda. A comida é ótima. Cada vez estamos mais convictos que lidar com a ansiedade de alguns pais é mais difícil do que cuidar das crianças como disse San Payo Araújo no artigo que aconselhamos vivamente a leitura, “Controlar a ansiedade dos pais.”
Neste artigo podemos ler: “Controlar a ansiedade e as saudades de alguns pais é bem mais difícil que lidar com crianças, e o problema é que como costumo dizer, as crianças tem radares e em muitas situações ficam preocupadas como os receios dos encarregados de educação e não usufruem do evento na sua plenitude.”
Mas continuando com o que se passou hoje, como a piscina do Instituto Piaget, onde estamos muito bem instalados, não é muito grande, os grupos vão rotativamente. Hoje foi a vez dos Azibos e dos Caretos, pelo que aproveitamos e apresentamos estas duas equipas com os seus monitores:
- Azibos: Monitores – Ana Pinto, Marcos André e Catarina Ribeiro. Atletas: Ana Tavares, Inês Torres, Inês Rogão, Carolina Duarte, Ana Bairos, Leonor Cordeiro, Paulo Matos, Ricardo Rodrigues, Hugo Alves, Rui Xavier, Rodrigo Matos, João Mota e Hugo Maçaira.
- Caretos de Podence: Monitores – Glória Fabião e Tiago Silva. Atletas: Ana Cunha, Ana Beatriz Costa, Ana Moscoso, Mariana Ribeiro, Talia Machado, João Martins, pedro Samorinha, Mário Moscoso, Dnaiel Snatos, João Marcelino, Diogo Moura, Hugo Passos. Amanhã será a vez de mais duas equipas.
No pavilhão já começaram os jogos e os concursos que tiveram os seguintes vencedores:
- Prova de Drible Masculino - Rui Filipe Rodrigues dos Piagets
- Prova do Drible Feminino - Bárbara Marcos dos Cavaleiros
- Elimina – Mariana Ribeiro dos Caretos
- 1x1 – Bruna Fernandes dos Umbigos
Jamboree é aprendizagem e diversão, mas jamboree é acima de tudo interação, pelo que os alunos da Escola Superior de Saúde Jean Piaget/Nordeste, mesmo em período interrupção escolar prontificaram-se a colaborar no jamboree e através do projeto “Aprender Saúde” fizeram medições antropométricas a todos os participantes neste evento.
Nos próximos dias irão ser feitas avaliações posturais.
Mas como não podia deixar de ser, à tarde houve mais minibásquete e muitos jogos. As rotinas já estão a rolar e as regras fundamentais assumidas. Começam a surgir muitas e novas amizades entre os jovens, que se manifestam de uma forma já mais evidente nas atividades lúdicas da noite. Está na hora de enviar o diário de hoje para o Planetabasket com a certeza, que amanhã haverá mais notícias.
Comentários
O Presidente do Comité Nacional de Minibasquete
Aproveitem esta oportunidades que esta equipa fantástica Vos proporciona.
Acompanhei o 19º Jamboree em Paços de Ferreira, o qual me fez acreditar que este evento se pudesse organizar na cidade de Macedo de Cavaleiros e no Instituto Piaget.
E aqui estamos!
Agradeço a toda a equipa, especialmente ao San Payo, Sérgio Rosmaninho e Ana Maria Freire.
Até ao próximo evento de Minibásquete em Macedo de Cavaleiros.
Agradeço a todos, pelos dias magnificos que estão a proporcionar a estes jovens.
Para um extreante como eu nestas leads não me passava pela cabeça que estar sem o meu Terramoto faria com que a casa morresse de tédio pois paracemos uns tontos em casa sem o nosso JHONY do basket.
Tudo anda e gira de outra forma com a sua presença e não fossem as obrigações profissionais e já estariamos em Maçedo de Cavaleiros para gritar, pular e rir com ele nas suas actividades.
No entanto faço um voto solene de na sexta feira estar o mais cedo possível para me preparar eu também para a grande festa do Basket Mini que se traduz na GALA.
Até lá espero que se divirtam o mais possível e que se deixem contagiar do entusiasmo dos vossos monitores pois verificamos pelas fotos que estão tão divertidos ou mais que os atletas...
Tenho lido com muita atenção todos os comentários e
à medida que vou tomando conhecimento do que está a acontecer em Macedo de Cavaleiros, aumenta a minha vontade de ir para o Jamboree.