Certezas e dúvidas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Certezas e dúvidas

Certezas e dúvidas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

CNB1 SulA partir de 8 de Março a época continua apenas para os 12 apurados do Sul e outros tantos do Norte que disputarão uma 2ª fase com mais 10 jogos em 8 semanas.

No que diz respeito aos grupos da Zona Sul, quando faltam 5 jornadas no Centro/Sul e Sul A, e 4 jornadas no Sul B, já não há dúvidas sobre mais de metade dos apurados.

No Sul A os 3 primeiros venceram novamente e têm a presença na 2ª fase como uma certeza, muito embora nesta jornada o Barreirense tenha sentido dificuldades na visita ao Montijo onde conseguiu uma vitória apertada (67-69). O Estoril Basket na recepção ao Estoril Praia (75-62) e principalmente o Algés “B” na visita ao Basket Queluz (26-95) e ao Cruz-Quebradense (46-72) em jogo em atraso, tiveram vitórias mais fáceis. Barreirense e Estoril Basket registam nesta altura (15v/2d) e Algés “B” (14v/3d), e qualquer deles pode ainda ser o 1º classificado do grupo, posição que evita encontrar na 2ª fase o 1º do Centro/Sul e o 1º do Sul B. O Barreirense-Estoril Basket da próxima jornada e o Estoril Basket-Algés “B” da penúltima serão determinantes para aquela definição.

A dúvida principal no Sul A situa-se no entanto na luta pelo 4º lugar. Os 3 principais candidatos ganharam nesta jornada embora com graus de dificuldade diferentes. O União Sportiva foi vencer fora com clareza a AEFCT (57-86). O Basket Almada em casa bateu os Salesianos OSJ (61-54) e também em casa o Seixal sentiu inesperadas dificuldades para levar de vencida o Cruz-Quebradense (71-70). Após a 17ª jornada o União Sportiva regista (11v/5d), o Seixal (11v/6d) e o Basket Almada (10v/7d). O Montijo com (7v/9d) não está matematicamente afastado desta luta mas após a derrota frente ao Barreirense muito dificilmente poderá ainda chegar ao 4º lugar, o que não quer dizer que não possa ter uma influência directa. Para além de vários encontros entre si, cada um dos candidatos ainda vai jogar com um dos 3 primeiros, pelo que pode perfeitamente acontecer que o último lugar de acesso à 2ª fase só se defina na última jornada.

No Sul B disputou-se apenas o Grândola-Ferragudo da 6ª jornada com vitória dos visitantes (60-81) e o jogo antecipado da jornada 11 que colocou frente a frente 1º e 2º. O Imortal repetiu, agora em casa, a vitória da 1ª volta sobre o Reguengos de Monsaraz (75-61) e continua a ser a única equipa invicta da 1ª Divisão. Neste grupo o 1º lugar do Imortal não sofre contestação e o apuramento do Reguengos para a 2ª fase também não levanta dúvidas mas no que diz respeito aos dois restantes lugares de acesso, a indecisão pode também neste grupo prolongar-se até à jornada final, embora o Ginásio Olhanense esteja numa situação de vantagem relativamente aos outros candidatos.

O Centro/Sul é o grupo onde há menos dúvidas. Dos 3 primeiros, a Física folgou e Belenenses e Atlético tiveram mais uma jornada sem problemas. Na Tapadinha o Atlético não deu hipóteses ao Técnico (68-33) enquanto o Belenenses na deslocação à Chamusca registou mais um resultado dilatado (48-81). Tal como no Sul A, a passagem à fase seguinte já é uma certeza para este trio e a dúvida que permanece é sobre quem será o 1º. O Belenenses está em vantagem com um registo de (14v/1d), que compara com (13v/2d) da Física e Atlético, e considerando que ainda vai jogar em casa com os dois opositores é quem está melhor posicionado para terminar a 1ª fase na frente. A importância do 1º lugar neste grupo é que não é a mesma pois ser 1º no Centro/Sul significa encontrar na 2ª fase o 1º do Sul B e o 2º e o 3º do Sul A, ao passo que o 2º e o 3º do Centro/Sul encontrarão o 1º do Sul A e o 2º e o 3º do Sul B. As dúvidas que permaneciam sobre o 4º lugar ficaram muito desvanecidas com a vitória do Moscavide em casa sobre o Rio Maior (69-63) e a 4ª derrota consecutiva do NB Queluz na visita à Academia “B” (80-64). O Moscavide tem um registo de (10v/6d) que compara com (7v/8d) do NB Queluz e do Rio Maior e (7v/9d) da Academia “B” o que significa caminho aberto para a 2ª fase para o conjunto da zona oriental de Lisboa, afastando opositores que seguiram percursos diferentes na prova. Os sub-20 da Academia têm mantido uma certa regularidade, ao contrário do NB Queluz que depois de um período muito positivo pareceu entrar numa crise de confiança. De outro tipo foi o percurso do Rio Maior, em crescendo e dando a sensação de que poderia ter discutido mais seriamente as posições da frente se tivesse apresentado desde o início todos os seus argumentos. No confronto dos dois últimos o Malveira superiorizou-se em casa ao Odivelas (80-73).

No próximo fim-de-semana disputa-se a 18ª jornada do Sul A e Centro/Sul e a 11ª do Sul B com as atenções centradas no Belenenses-Atlético e no Barreirense-Estoril Basket onde se discutem primeiros lugares, e nos encontros dos Açores, Beja e Olhão onde estão em causa posições de acesso à 2ª fase.

7 de Fevereiro

  • Ginásio Olhanense-Ferragudo às 21:30h no Pav. do Ginásio Olhanense

8 de Fevereiro

  • União Sportiva-Seixal às 16:00h na EBI Canto da Maia
  • Tubarões-Grândola às 17:00h na Esc. Dra. Laura Ayres
  • NB Queluz-Chamusca às 18:15h no Pav. Henrique Miranda
  • Rio Maior-Academia “B” às 18:15h no Polidesportivo de Rio Maior
  • Algés “B”-AEFCT às 20:30h no Pav. Gomes Pereira
  • Cruz-Quebradense-Montijo às 21:00h no Pav. Carlos Alberto Carvalho
  • Barreirense-Estoril Basket às 21:00h no Ginásio do Barreirense
  • Basket Queluz-Basket Almada às 21:00h na Esc. Ruy Belo – Monte Abraão
  • Belenenses-Atlético às 21:00h no Pav. Acácio Rosa
  • Odivelas-Física às 21:00h no Pav. Mun. Susana Barroso
  • Estoril Praia-Salesianos OSJ às 21:30h no Pav. Salesianos 1 no Estoril

9 de Fevereiro

  • Técnico-Malveira às 14:30h no Pav. do Técnico
  • União Sportiva-Montijo às 16:00h na EBI Canto da Maia
  • Beja-Salesianos de Évora às 17:00h no Pav. Mun. de Beja
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária