O sorriso das crianças
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE O sorriso das crianças

O sorriso das crianças

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Nuno RodriguesNunca me passou pela cabeça poder ser um dos 50 depoimentos referentes aos 50 anos do minibasquete, mas um apelo do Comandante no artigo Apelo à pró-actividade

deu-me a visão clara que o poderia e deveria ser. Não o fiz antes pois entendo que ainda tenho um longo trajeto a percorrer pelo Mini.

Já vai longe o ano de 1993 em que iniciei a jogar federado e comecei a dar treinos de basket no Clube Independente de Basquetebol da Amadora.

Iniciei-me em 1993 como animador de minibásquete com inúmeros convívios na Ajuda nas madrugadas de sábado até à hora de almoço, a correria, a alegria, a pureza de jogar o jogo eram contagiantes. Criou em mim uma paixão, que felizmente não se consegue apagar, e que ainda me fascina e motiva a desenvolver na pequenada a paixão por este jogo.

No meu percurso como treinador passei diversas fases, desde o CIBA, ao Queluz, onde tive o privilégio de trabalhar com o San Payo, e onde fui também coordenador de mini num ano, perdoem-me a expressão, FANTASTICO onde corremos o país inteiro (com o apoio dos pais). Ele foi Elvas, Évora, Madeira, Aveiro, Porto, Monção e tantas outras localidades.

Atualmente estou no Benfica onde reencontrei o mini e a cada instante me apaixono pela mesma magia e encanto que encontrei em 1993.

Sinto-me um privilegiado por poder, na base incutir o AMOR por este jogo. E como ele é bonito, quando praticado de forma pura e apaixonada.

Nesta minha viagem tive o orgulho de conviver com o Comandante San Payo, o seu fiel amigo Álvaro Saraiva, a minha Titi Ana. Pude participar em vários Jamborees e conhecer algumas belas localidades como Porto Santo (1ª gala foi aqui San Payo – ainda que para consumo interno), Valença, Mira (Olá Panda vamos Brincar!), Vila Pouca (em pleno Euro 2004 e que festas fizemos), Trancoso (Mundial de 2006 e o meu MANICHE), Terceira, Minde.

Foram tantas as pessoas que o Mini trouxe à minha vida, tantos os amigos que criei, tantas crianças que tive a sorte de conhecer e aprender com elas.

Foram musicas, coreografias, jogos, peças de teatro, fotografias, amigos, amigas, cúmplices e tudo com a mesma base muitos jogos e treinos de minibásquete.

Agradeço-te San Payo pelo meu percurso nos jamborees (são os meus trofeus mais preciosos as t-shirts assinadas, o smile da peça da Chris e da Sandra na Terceira), pelas pessoas que incluíste na minha vida, pelos grandes amigos que pude criar. É graças ao teu exemplo que sei que não me posso afastar do mini, pois sinto nele a alegria e a pureza que este jogo nos dá a cada risada de uma criança.

Que a magia continue em cada criança, a cada cesto, a cada drible a cada sorriso!

Minibasket é o melhor…
Jogo para jogar…
Mini…
Basket…

Obrigado!

Nuno Rodrigues
# Grosas

 

Comentários 

 
+2 #3 Nuno Rodrigues 16-12-2014 14:56
Felizmente levo de jamborees e experiência de treinador algumas várias cumplicidades que me enriqueceram de uma maneira que independentemen te do gesto que originou essa cumplicidade o retorno é infinitamente superior...
É essa a importância do Basket para mim, é por isso que todos os dias me orgulho de estar ligado a esta modalidade única.

Bem haja a todos
Citar
 
 
+4 #2 João Cabral 10-12-2014 23:32
Grande artigo. Um belo reconhecimento de valor ao mestre San Payo Araújo que tanto tem feito pelo Basquetebol em Portugal. És enorme Grosas ;)
Citar
 
 
+4 #1 San Payo Araújo 10-12-2014 12:13
Caro Nuno

O MB só faz sentido se for muito para além de formar jogadores de basquete. O "Maniche" foi uma criança que, face às suas dificuldades nos marcou muito a todos que com ele convivemos muito.

Há histórias que nos ficam na memória, como a tua enorme paciência para ensinares o Maniche a mergulhar na piscina e a sua explosão de alegria no momento da superação que deixou várias monitoras com a "lágrima no canto do olho"...

Um abraço e obrigado por teres reagido ao meu apelo no PB...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária