1987 - Finalmente o feminino
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1987 - Finalmente o feminino

1987 - Finalmente o feminino

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

1987 - Finalmente o femininoA época de 1986/87 trouxe uma grande novidade ao basquetebol nacional nomeadamente ao basquetebol feminino. Pela primeira vez na história do basquetebol os escalões de formação do feminino

iriam ter direito a disputar provas a nível nacional. As competições dos escalões de basquetebol feminino ultrapassavam finalmente o patamar de provas regionais já existentes em algumas Associações, nomeadamente a Associação de Basquetebol de Lisboa.

Em 1987 os clubes que venceram os primeiros campeonatos nacionais de juniores e juvenis femininos, como então eram apelidados, pertenciam um à Associação de Basquetebol de Lisboa, e outro à Associação de Basquetebol de Coimbra, nomeadamente o Algés em Juniores Femininos e o Ginásio Figueirense nos Juvenis Femininos.

Ainda nos femininos a selecção de Lisboa vencia o Torneio Interdistrital destinado ao escalão de Cadetes femininos, Torneio que no escalão masculino também foi ganho pela selecção de Lisboa.

Quanto aos restantes títulos nacionais arrecadados em 1987 pelos clubes da ABL foram os seguintes:

Masculinos

Campeonato Nacional da 1ª Divisão
Benfica

Campeonato Nacional de Juniores
Benfica

Femininos

Nos femininos, excepto o Campeonato Nacional de Juvenis, todas as competições foram vencidas pelos clubes da ABL, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão assim como a Supertaça foram ganhas pelo CIF, a Taça de Portugal pelo Algés, e o emergente Estrelas das Avenidas, que viria a dominar o basquetebol feminino no final da década de 80 e início da década de 90, conquistou o campeonato nacional da 2ª Divisão.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária