Lançamento e decisão
 
Faixa publicitária

Lançamento e decisão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

Lançamento e decisãoNo último clinic realizado aqui na Madeira, apresentei um exercício que explora a tomada de decisão no lançamento. Em breve a minha intervenção, assim como a dos outros prelectores, vai estar disponível no facebook da ABM,

contudo a pediram-me para expor aqui no Planeta Basket o referido exercício, facto que o faço com todo o gosto, pois há muito que não apresento exercícios.

Base do exercício

Fazer o auto passe utilizando a paragem com o passo zero, pé direito ou esquerdo, e paragem a um tempo, pés paralelos e no “cotovelo” do lado direito da linha de lance livre. Na paragem é obrigatório olhar de imediato para o cesto. Sem tirar os olhos do cesto e sem fintas meter um drible directo com a mão direita, apenas um batimento e lançar na passada do lado direito sem nunca retirar o olhar do cesto.

O ponto crítico do exercício é a capacidade de nunca retirar o olhar do cesto após a recepção do auto passe até ao momento de executar o lançamento.

Desenvolvimento do exercício

Após a paragem rodar para trás. O pé eixo é o pé direito e rodar até, olhando por cima do ombro esquerdo, conseguir visualizar o cesto. De seguida voltar à posição facial para o cesto e novamente sem tirar o olhar do cesto executar um drible forte para realizar o lançamento da passada.

Tomadas de decisão no exercício

A meio caminho entre o cesto e o “cotovelo” da linha de lance livre está colocado um jogador.

Em função da reacção deste jogador o portador da bola tem de decidir.

  • Se o jogador se aproxima do portador da bola deve com um drible penetrar para o cesto, em conformidade com a base do exercício.
  • Se o jogador permanece a meio caminho entre o portador da bola e o cesto este deve assim que se enquadra depois da rotação de imediato lançar.
  • Se o jogador se afasta para a posição de poste baixo do lado contrário o portador da bola deve sem tirar os olhos do cesto penetrar apenas com um drible e assistir para o jogador que está na posição de poste baixo.

Variante

  • Executar o exercício e o seu desenvolvimento do lado esquerdo.
  • Executar o exercício alternadamente do lado esquerdo e do lado direito.

 

Comentários 

 
+2 #1 San Payo Araujo 12-11-2019 16:27
Boa tarde

Venho por este meio informar que entretanto o video em que apresento este exercício já está disponível no facebook da Associação de Basquetebol da Madeira.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária