Não consigo, não sou capaz
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-EXERCICIOS Não consigo, não sou capaz

Não consigo, não sou capaz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

Não consigo, não sou capazGosto muito de ensinar e como tal há duas expressões, às quais nunca fico indiferente e que não autorizo que me digam, que são: “Não consigo e não sou capaz”. Ao longo dos anos fui encontrando discursos e estratégias, para os escalões mais novos,

que utilizo com frequência para desmontar essas expressões.

Para os jovens do escalão de Mini-12 e Sub-14, que já tem algum tempo de prática na modalidade, normalmente utilizo o seguinte discurso: “Não há nada que eu te queira ensinar, que tu não sejas capaz de fazer. Eu não te peço que faças um 360 no ar seguido dum afundanço de costas. Eu isso sei, que tu não consegues fazer. Tudo o que eu te ensino eu sei que tu és capaz.”

Com os Mini-10 e Mini-8 normalmente, quando eles dizem não sou capaz, costumo dizer: “Não és capaz à primeira, és capaz à segunda, não és capaz à segunda és capaz à terceira, não és capaz à terceira, és capaz à quarta, há um momento em que vais ser capaz e eu vou ver um sorriso enorme na tua cara. Vamos à procura desse sorriso e estás proibido de dizer não consigo ou não sou capaz.

Nos jamborees em que fico uma semana inteira com os jovens costumo ensinar, nas actividades lúdicas à noite antes de se deitarem, uma canção popularizada pelo Frank Sinatra o “My way”, com a seguinte letra que eu criei:

Olá nunca digas eu não consigo
Olá é sempre bom ter um amigo
Amigo para toda a vida e para sempre
Olá nunca digas eu não consigo

O que te ensinamos tu és capaz
Quer sejas rapariga ou rapaz
A vida é um grande sonho sempre que queremos
Tudo somos capaz tudo aprendemos.

Depois de informar que não quero ouvir ninguém dizer não consigo, se por acaso durante os treinos do jamboree oiço alguém utilizar uma dessas expressões; por vezes e não informando quem casou essa situação, paro o treino e digo que ouvi dizer eu não consigo e todos temos de cantar a música. Garanto-vos que rapidamente deixo de ouvir eu não consigo ou não sou capaz, porque o que eles querem é treinar e ninguém quer ser responsável por interromper o treino, para cantar.

Autorizarmos que eles nos digam que não conseguem é autorizarmos, que eles ponham em causa as nossas capacidades de ensinar e isso eu não autorizo. Bons treinos que eu hoje trago mais algumas sugestões do malabarismo.

Dim lights

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária