O meu filho/a cresceu
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS O meu filho/a cresceu

O meu filho/a cresceu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

O meu filho/a cresceuAos pouco e de uma forma estranha, força dos tempos que vivemos, estão a recomeçar os treinos que visam a formação das crianças e jovens. Em breve retomaremos as competições destinadas aos mais novos.

Contudo, competição e formação estão de tal modo interligadas, que me permite alertar, não para os objectivos incorrectos da competição infantil, mas para os perigos da formação, que tem subjacente os seguintes objectivos:

  • Sou contra a formação que promove o adestramento das crianças.
  • Sou contra a formação que promove a especialização precoce.
  • Sou contra a formação em que as crianças e jovens são instrumentos dos interesses dos adultos.
  • Sou contra a formação que em função do resultado nos jogos se ensina a mentir.
  • Sou contra a formação em que a criança é encarada como um cifrão.

Os treinos e a competição são necessários para a formação, mas estes treinos e competição não são bons ou maus de per si. No minibásquete, serão bons se ajudarem ao desenvolvimento individual da criança, promovendo a melhoria das suas capacidades e a sua autonomia, em simultâneo com o desenvolvimento e compromisso do colectivo, promovendo a capacidade de cooperação com os seus companheiros de equipa. Sou pela formação que promove o desenvolvimento físico, desportivo, social e intelectual das crianças. Dentro desta perspectiva as minhas melhores medalhas, o maior elogio que os pais me podem dar, e felizmente já o ouvi muitas vezes: É o meu filho/filha está mais autónomo mais responsável, o meu filho/a cresceu.

 

Comentários 

 
+1 #1 Humberto Gomes 10-09-2020 07:00
Meu caro San Payo : globalmente de acordo com o conteúdo do texto, em mais um dos muitos contributos para a valorização do ensino das "coisas" do jogo, que só dará para te elicitar ! Permite-me , no entanto, que meta uma colherada : no desenvolvimento , da competição infantil, dos 5 objetivos enunciados, os dois primeiros deverão englobar aquilo a que, em tese, defendemos há uns anitos em Coimbra, no Forum organizado pelo FPB, a que foi dado o título de "Basquetebol Pimeiro", e que nós designámos sobre a construção do "Edifício -Atleta". Deste modo, dos quatro patamares a edificar, ao longo da vida do atleta, nos situemos no primeiro : "desenvolvimento das qualidades das habilidades". Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária