Jogar em casa em tempos da crise
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 MASCULINOS Sub16 Masculinos: Noticias Jogar em casa em tempos da crise

Jogar em casa em tempos da crise

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A partir desta quinta-feira, dia 6 de Agosto, vai decorrer no nosso país o Campeonato da Europa, Divisão B, para rapazes com menos de 16 anos. Mas nos tempos de crise em que vivemos, será que investir na organização de uma prova desta envergadura é uma loucura do ponto de vista económico? A nossa opinião é não!
 
Porquê? Porque não é só o dinheiro que está em jogo. Há vários outros factores que acompanham estes eventos, que consideramos importantíssimos.
 
Comecemos então pela parte das finanças. Nos últimos anos, estes Campeonatos vêm sendo organizados sobretudo por países da Europa de leste. Alguns países chegam mesmo a acolher duas provas no mesmo verão e é cada vez mais raro ver países como Portugal, Espanha, Alemanha, entre outros, organizar Campeonatos  da Europa para jovens. A razão – o dinheiro.
 
As contas são mais ou menos assim: Cada equipa presente no CE paga por pessoa 35 euros por dia. A FIBA ajuda com mais 5000 euros por equipa. Com este capital e mais os eventuais patrocinadores, os organizadores, neste caso a FPB, deve dar vida à prova.
 
Nos países do leste da Europa, consegue-se uma estadia diária por pessoa (dormida+comida) entre os 20-25 euros. Aqui em Portugal é bastante difícil encontrar um local onde se consiga juntar 18 delegações de 17/18 pessoas com preços a rondar os valores acima referidos. Mas as despesas não acabam aqui. O transporte das selecções, a arbitragem, o aluguer das instalações desportivas, os custos com pessoal ligados à organização, etc. A despesa é grande e neste momento é ainda incerto se a FPB vai sair a lucrar no final do campeonato ou não.
 
Acreditamos que com uma boa estrutura e organização, as contas finais podem ser positivas e que está nas mãos dos agentes federativos conseguirem este feito. Portanto o custo da prova estará fora de causa.
 
Vamos agora focar a nossa atenção no lado desportivo. É que apesar dos tempos de crise, vamos ter a jogar aqui no nosso país 20 selecções jovens, que  constituem por si só, uma mais valia para todos os agentes da modalidade.
 
Assim, por exemplo, seria quase obrigatório que a grande maioria dos cerca de 2000 treinadores que trabalham em Portugal pudessem acmopanhar essa prova.
 
Acreditem que vale tanto ou mais do que ler um livro de basquetebol. Aprende-se bastante nestes campeonatos, que entre tantas outras coisas, permitem uma mistura de culturas e conhecimentos basquetebolísticos extremamente ricos. Esta é uma experiência única e cujo custo é relativamente barato, já que se realiza no nosso país.
 
Para os mais de 1500 atletas desta geração, entre os 15/16 anos, que estão fora da selecção e que não sabem o que é um Campeonato de Europa seria igualmente fundamental que pudessem assistir. Não só para aprender, mas tambem para conhecer outros jogadores da sua idade. Se a prova fosse no estrangeiro, seria praticamente impossível que um jovem jogador pudesse acompalhar tão de perto um evento deste nível.

Por fim, o site Planeta Basket aproveita para "convidar" também todos os adeptos de basquetebol a assistir bem de perto a este Campeonato. O público, o famoso sexto jogador é um factor muito importante e com a nossa selecção a jogar em casa, a presença do público será certamente preponderante para a campanha da selecção nacional.
 
Vamos todos ao Pavilhão! Vamos apoiar a nossa selecção!
 
Para todos os adeptos da modalidade seguem os quatro jogos (horas e local) na fase dos grupos, para poder assistir em vivo a nossa equipa:
 
06/08/09: Suíça - Portugal (20h45) - São João da Madeira
07/08/09: Portugal - Bulgária (20h45) - Oliveira de Azeméis
08/08/09: Roménia  - Portugal (18h30) - Santa Maria da Feira
10/08/09: Portugal - Bélgica (20h45) - São João da Madeira
 
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária