Treinadores - Artigos de Opinião
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO

Treinadores - Artigos de Opinião

alt

Tudo se treina

No seu prefácio do livro "Comportamento Humano" que publicarei em breve, o Doutor José Paiva, da Faculdade de Letras de Coimbra, colocou a seguinte questão:

Continuar...

 
Alinhar os astros

Alinhar os astros

Alinhar os astros ou uma reflexão sobre o futuro de Portugal? Os meus dezasseis anos como responsável pelo minibásquete na Federação, a minha vida na Madeira durante três anos e os dois meses em que estive recentemente em Moçambique reforçaram uma ideia muito simples de compreender,

Continuar...

 
A segunda família

A segunda família

A literatura ajuda e de que maneira a compreender um país. Eu, de Moçambique, apenas tinha lido Mia Couto e José Craveirinha. Ainda não regressei a Portugal, contudo eu colecionador, não de objetos ou artefatos, mas de memórias, sei que vou daqui de Moçambique com o coração e alma cheia de vivências inesquecíveis.

Continuar...

   
alt

EUA, fonte de experiência e sabedoria

Nas diversas estadias nos Estados Unidos da América ao longo da minha carreira de treinador, tive sempre aquela sensação de estar perante uma “fonte” onde me era permitido “beber” ricas experiências adquirir a sabedoria necessária.

Continuar...

 
Pedro Mil Homens

Fazer bem, fazer as coisas certas

Necessitarmos de “fazer bem” no futuro próximo do basquetebol português. Fazer “as coisas certas”. Apontando objetivos e interesses comuns, complementando objetivos individuais e coletivos, definindo tarefas,

Continuar...

 
Pés à largura dos ombros

Pés à largura dos ombros

Há pequenos pormenores, pequenas indicações que auxiliam muito a aprendizagem dos fundamentos que vão sendo adquiridos fruto da experiência e que não vem nos manuais, nos livros ou nas tutorias da internet.

Continuar...

   
Luís Umbelino

Treinar como se joga

Citando um texto do meu orientador de tese, Luís Umbelino, Faculdade de Letras de Coimbra, (texto intitulado, Fenomenologia e Ontofenomenologia da profundidade, em Merleau-Ponty):

Continuar...

 
Espaço para errar, sim ou não?

Espaço para errar, sim ou não?

Pior do que um documento sobre o qual temos algumas discordâncias é a ausência de linhas gerais orientadoras. Como referi no meu último artigo está de parabéns a direção técnica da FPB, nomeadamente o seu diretor técnico, Nuno Manaia, pela divulgação do documento com as Orientações técnicas – 2022.

Continuar...

 
Orientações técnicas nacionais 2022

A bota e a perdigota

Nada me move contra ninguém, nem nada do que escrevo tem a intenção de pôr em causa pessoalmente quem quer que seja. Nunca, nos artigos meus fiz ataques pessoais, nem nunca se tratou de pessoas. Nos meus artigos apenas tento transmitir as minhas ideias e convicções.

Continuar...

   

Mais artigos...

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária